Projeto de Comunicação Organizacional
com Integração de Tecnologia

Ainda que haja o
consenso de que a comunicação digital tem que fazer parte do projeto de
comunicação organizacional de qualquer empresa, poucos são aqueles que
realmente pensam nesses canais de forma estruturada, planejada e com
objetivos e métricas bem definidos.
De modo geral é
comum termos planos estratégicos de comunicação que não incluam e/ou
padronizem os processos para os canais digitais, seja na comunicação em
marketing, na comunicação interna com os colaboradores, no relacionamento
com investidores e fornecedores ou na análise eficiente do enorme volume
de informações encontradas nas comunicações digitais.
As redes sociais, no ambiente corporativo, vão muito além de postar,
curtir ou trocar mensagens. A conexão hoje é 100% on line, full time, e o
fluxo de dados não para. Nada passa despercebido. Sempre haverá alguém que
acessou a informação ou vivenciou um momento relevante na rede.
A pouca integração entre os canais digitais na comunicação organizacional
já nos apresentou diversos exemplos de prejuízos institucionais, alguns
permanentes. Pesquisando com mais critério as estratégias de comunicação
digital de muitas empresas percebe-se que os diversos canais, quando
utilizados, não fazem parte, de modo geral e na maioria das vezes, de um
plano integrado que permita padronizar a comunicação, trocar informações,
compilar e analisar os dados que trafegam nos diversos canais assim como
analisar resultados obtidos.
Nosso trabalho é desenvolver um
projeto de comunicação organizacional digital que contemple os seguintes
pontos:
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Gestão |
Estudo e análise do mercado e
ambiente |
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Branding e fortalecimento da
marca |
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Identificação e análise da
concorrência |
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Variáveis
incontroláveis do ambiente |
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Estratégias de
precificação |
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Estratégias de
promoção |
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Comunicação Organizacional |
integrar o website institucional, website
transacional, intranet, redes sociais e administração de e-mails,
aumentando a visibilidade da sua organização |
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Presença
constante e visível pelos stakeholders e relevância do conteúdo
disponibilizado |
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Replicabilidade das informações de forma rápida e eficiente |
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Linguagem e apresentação adequada a cada plataforma e capacidade de
responder a interações |
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Dinamizar a cobertura de eventos em tempo real e propagar com
rapidez e alcance os conteúdos produzidos |
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Engajar, envolvendo ativamente os públicos interno e
externo nas ações produzidas |
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Aproximar do cidadão e demais públicos envolvidos a
realidade e informações da organização. Responder à demanda dos
colaboradores e da sociedade por informações |
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Construir a imagem da organização perante o público e com o público |
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Responder com rapidez crises ocasionadas por
informações errôneas e/ou falta de informações |
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Levar a
organização ao entendimento de que dinamismo e agilidade
não agrega, por si só, qualidade e credibilidade à
informação. Enviar e receber informações de forma
instantânea, acessando a qualquer momento, de praticamente
qualquer dispositivo com conexão a Internet são elementos
de um novo modelo de comunicação que abre um horizonte
virtualmente ilimitado de oportunidades mas que também,
com a mesma velocidade, tem o poder de por em risco a
imagem da organização, de destruir um projeto, de implodir
metas e comprometer resultados, em alguns casos, quase que
de forma irreversível. |
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Mudar o
objetivo na comunicação de massa. Passar da idéia
“informar e controlar” para “interagir e influenciar”. |
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O aumento
do consumo também é fruto da era digital. Não há mais a
necessidade de sair de casa para comprar produtos e
serviços ou ter acesso a informação. A responsabilidade e
o bom senso, aliados a processos, técnicas e estratégias
de comunicação são fundamentais para o sucesso
corporativo, que precisa estar em evidência, aparecer no
momento chave da busca pelo cliente, participar do
cotidiano digital de seu público alvo, facilitar
negociações e criar possibilidades.
Conheça nossa metodologia
Interessado em discutir melhor como aplicar os
conceitos na sua organização? Venha
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